Oficina de documentário com Marianne Pletscher (Suiça) e Belkis Vega (Cuba)

Duas cineastas proeminentes de dois mundos diferentes: Cuba e Suíça compartilharão este workshop com ênfase na observação documental ou cinema direto como uma das formas mais vitais e contemporâneas. Ambas juntaram forças e montaram a super singular OFICINA DE DOCUMENTÁRIO DE OBSERVAÇÃO, de 3 semanas de duração (novembro 13 – dezembro 1)

Marianne Pletcher é uma figura paradigmática do documentário na Suíça. Fez mais de 40 documentários políticos, sociais e culturais para a televisão em seu país, ganhando inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Estudou ciência política na Universidade de Harvard e Cinema no Instituto de Cinema de Los Angeles. Foi professora do documentário da televisão suíça, a Escola Nacional Suíça de Jornalismo (MAZ) e na ESCUELADOK em Berna, na Escola Internacional de Cinema e Televisão -EICTV- em Cuba e no Nepal, pela SDC (Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação.

Belkis Vega é roteirista e diretora de cinema, tv e vídeo. Dirigiu mais de 50 documentários e 3 filmes de ficção para televisão. Ganhou prêmios internacionais. Foi professora no ISA (Instituto Superior de Arte de Cuba), nos EUA, Brasil, México e Espanha. Além de dar aulas na EICTV, atualmente é professora titular do Mestrado de Roteiro organizado pela Fundación Taller de Guionistas com a Universidade de Barcelona e do Mestrado de Documentário da Escuela de Cine de Barcelona – ECIB. Sua experiência como correspondente de guerra reforçou seu extenso trabalho acadêmico sobre historia e realização de documentários em instituições cubanas e internacionais.

Trata-se de um curso teórico-prático em que os alunos terão a oportunidade de trabalhar em um projeto próprio e levar a termo com suas próprias câmeras, supervisionados por professores e consultores técnicos especializados. O módulo teórico abordará estratégias visuais e persuasivas, as formatos de documentários desde a sua origem, passando por formatos mixtos e tendências emergentes neste gênero.

Investimento: 2200 euros.

Pelas datas de realização, os participantes interessados terão a oportunidade de prolongar a sua estadia e aproveitar o bilhete para participar do Festival de Havana, um das mais importantes do continente, que acontecerá entre o 8 e o 17 de Dezembro. Os inscritos na oficina terão direito à credenciamento de estudante no festival, junto ao resto dos alunos da escola.

 

Tire sua dúvida aqui:
Shares

Author: Patricia Martin

Share This Post On

Pin It on Pinterest

Shares

Achou interessante?

Compartilhe com os amigos. A gente agradece! :)