As redes colaborativas de viajantes estão mudando radicalmente nossa maneira de viajar e já práticamente substituíram os guias tradicionais em papel, onde o tratamento é sempre do profissional com o turista. Viajando com a ajuda da social e colaborativa web 2.0, você se sente acompanhado mesmo sozinho. Pode planejar em cima da experiência de outros internautas e conta com a ajuda dos moradores para conhecer o lugar.
Embaixo você encontra links para algumas destas redes. Apesar de muito úteis, é preciso, porém, tomar alguns cuidados para não se deixar enganar – afinal, a web 2.0 não é infalível:
1- ficar atento não apenas à nota recebida por um estabelecimento ou serviço mas também ao número de pessoas que postaram comentários sobre eles.
2- apesar de ser possível planejar todas as etapas da viagem a partir de sites 2.0, isso deve ser só um ponto de partida para a sua empreitada. Fique aberto a novas experiências e lembre que a vezes é legal poder mudar a rota no meio da viagem.
3- fuja das opções pouco comentadas e muito bem avaliadas, assim você evita se guiar por alguém que tenha um vínculo com o lugar avaliado.
4- não esqueça de, na volta, deixar as suas impressões nos serviços que você consultou. Da mesma forma que você foi ajudado, a sua experiência pode servir de guia para alguém.
Tripadvisor: Ponto de partida obrigatório para quem pretende viajar. Conta com mais de 20 milhões de opiniões sobre hotéis e restaurantes pelo mundo, além de sugestões de atrações, passeios e até ideias de viagens. Todos os estabelecimentos cadastrados, com serviço, preço e fotos, foram sugeridos pelos usuários. Pesquisar é super fácil: basta buscar pela cidade para onde pretende ir na página principal do serviço e encontrar muitas opções de hospedagem, lugares para comer, etc. Tudo ranqueado, avaliado e comentado pelos internautas. O que ajuda – e muito – na hora de tomar uma decisão. Em muitos casos é possível ainda fazer as reservas online. Tem versão em português.
Wikitravel.org: Funciona como o seu primo mais velho e famoso, a Wikipédia, mas em vez de uma enciclopédia os seus usuários/viajantes ajudam a criar um gigantesco guia de turismo livre, colaborativo e gratuito. Os tópicos bastante completos e constantemente atualizados costumam ser bem ricos e – acredite – precisos, com informações detalhadas e atuais. Os locais são separados por regiões geográficas, mas também é possível pesquisar por uma palavra-chave, seja uma cidade, um país, ou o que mais você queira. Com cerca de 21 mil guias de destinos (dos quais pouco mais de 2 mil em português), número que cresce diariamente, é uma ótima opção para pesquisar atrações, passeios, etc. Em 2007 recebeu o Webby Awards, o Oscar da internet, como melhor site de viagens. Tem versão em português.
Mochileiros.com: autointitulada a maior comunidade de viajantes independentes de língua portuguesa.
Seleção de guias e dicas de viagem a Cuba (em português) disponíveis no Pintrest
Cuba-cursos recomenda:
Arte, cultura e sociedade:
- ON Cuba: Publicação norte-americana que tem como objetivo ser ponte de comunicação entre Cuba e os Estados Unidos.
- Sitios de instituições oficiais da cultura cubana: Cubarte (o portal da cultura cubana com links para diversas instituições da área de cultura (ICAIC, Casa das Américas, etc) e Cubacine (o portal oficial do cinema cubano). Veja também o site oficial do Festival de Cinema de Havana y la revista de cultura La Jiribilla
- Sitios de medios independientes cubanos sobre periodismo, arte y cultura: Hypermedia Magazine , La joven Cuba
Dicas de viagem e informação geral sobre Cuba:
- Havana Guide by La Habana.com ***** site super legal com informação detalhada sobre Cuba: sua cultura, estilo de vida, esportes, dicas de turismo e muito mais. É dirigido por um inglês e uma canadense; a interfase principal, portanto está em inglês, com algumas matérias com versões em espanhol e francês. Recomendo o guia de hoteles, restaurantes, etc.
Para informações e reservas de hoteis e “casas particulares”:
- Guia de acomodações por faixas de preço com fotos e recomendações. *****
- Lista de casas particulares (bed&Breakfast) de Trip Advisor com avaliações e comentários das pessoas que ficaram hospedadas ai. (versão em português)
- My casa en Cuba: um outro similar
- Casas particulares, uma maneira alternativa de se hospedar em Cuba. Leia mais sobre esse assunto na matéria do Jornal o Globo (3/12/2014 sobre hospedagem em casas particulares em Cuba com contatos de algumas casas.
- Os globais agora em Cuba: Couchsufing e Airbnb
Seja você também parte da comunidade brasileira da EICTV na rede!
fonte: http://www.redesocial.net/blogs/tag/viagem