Você sabe o que é “mise-en-scène”no cinema?


Hitchcock/Truffaut Review: Reveals Secrets Behind The Mise-En-Scène: veja mais aqui
 

Mise en scène é uma expressão francesa que está relacionada com encenação ou o posicionamento de uma cena. O mise en scène também está relacionado com a direção ou produção de um filme ou peça de teatro.

Esta expressão surgiu desde as apresentações das peças teatrais clássicas na França, no século XIX, para definir o movimento dos personagens pelo cenário e o posicionamento dos objetos no palco.

Também pode ser considerado mise en scène tudo aquilo que aparece no enquadramento, como por exemplo: atores, iluminação, decoração, adereços, figurino, etc.

O termo, no entanto, ficou conhecido por ser empregado nos primeiros “filmes de autor” no começo do século XX. Cada “diretor-autor” tinha o seu modo particular de construir uma cena, ficando conhecido por seu mise en scène (modo de posicionar a cena, ou seja, os efeitos de luz, enquadramento da câmera, entonação de voz, gestos e movimentos no cenário, etc).

Não ficando limitado apenas à parte técnica da produção, o mise en scène possui uma característica marcante em cada “cineasta-autor” pelo teor dramático que transmite, ao mesmo tempo que utiliza de modos não convencionais de construir a cena.

Mesmo o mise en scène ser uma expressão utilizada maioritariamente na indústria cinematográfica, o termo pode ser usado para definir qualquer tipo de situação onde se “constrói” uma cena, definindo o cenário ou outros elementos.

Exemplo: Em uma festa de aniversário, o aniversariante ao escolher a decoração e os convidados, está montando a mise en scène de sua festa.

No cinema francês, alguns dos grandes cineastas que se destacaram por seu mise-en-scène, foram François Truffaut, Jean-Luc Godard e Alain Resnais, considerados os pioneiros do movimento da Nouvelle Vague Francesa.

Durante 4 semanas, do 13 de março ao 7 de abril a escola organiza uma oficina de Introdução à Mise-en-scène com o objetivo de conhecer e compreender a função e os elementos com que o realizar conta para se expressar a través da mise-en-scène. Serão analizadas diversas mise-en-scène de diretores reconhecidos a través de seus filmes e serão realizados trabalhos práticos de montagem e gravação de cenas por parte dos estudantes.

Esta oficina é uma releitura da antiga oficina de realização cinematográfica; um clássico da EICTV. Está coordenada pelos professores Héctor Veitía e Eduardo Eimil. O custo é de 2000 euros. Isso inclui a hospedagem e alimentação no campus da escola durante o curso.

fonte: https://www.significados.com.br/mise-en-scene/
 
 

Tire sua dúvida aqui:
Shares

Author: Patricia Martin

Share This Post On

Pin It on Pinterest

Shares

Achou interessante?

Compartilhe com os amigos. A gente agradece! :)