(2 semanas) fevereiro 10 – 28, 2020 com MARCOS PIMENTEL (Brasil) e IVAN MORALES JR (Brasil) 2000 Euros

Tratamento e estética documental. Design visual e de som do conteúdo na história do filme. Concepção e desenvolvimento de idéias: pesquisa, design, filmagem e edição. Aproximação e construção de personagens reais. O ponto-de-vista do cineasta. Possibilidades de discursos. Traduzindo sentimentos na tela. O narrativa do  cinema de não-ficção. Diálogo com outras artes e formas de expressão como a pintura, literatura, música e fotografia. O trabalho de pesquisa documental no campo e na sala de edição. Estudos de caso. O uso da perfomance antes e atrás da câmera. A dramaturgia da entrevista. A escolha entre os gêneros puros e hibridismos, de acordo com a história que está sendo construída. Implicações éticas de decisões estéticas na praxis do documentário.

saiba+

o professor:

Marcos Pimentel é documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF).

Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema (35mm e 16mm), vídeo e televisão, que ganharam 87 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todos os cantos do mundo.

Vive e trabalha em Minas Gerais e atualmente, é um dos diretores do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, onde também coordena uma rede de cooperação audiovisual entre jovens realizadores lusófonos. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da EICTV.

Leia a matéria sobre a obra de Marcos Pimentel: A dramaturgia dos sonhos. Diário do Nordeste.

Quero baixar guias GRATIS

Quero baixar guias GRATIS

Você receberá nossa Newsletter com as últimas novidades sobre as oficinas e cursos da EICTV.

Obrigado por assinar o nosso newsletter.

Pin It on Pinterest