Duas cineastas proeminentes de dois mundos diferentes: Cuba e Suíça compartilharão este workshop com ênfase na observação documental ou cinema direto como uma das formas mais vitais e contemporâneas. Ambas juntaram forças e montaram a super singular OFICINA DE DOCUMENTÁRIO DE OBSERVAÇÃO, de 3 semanas de duração (novembro 13 – dezembro 1)

Marianne Pletcher é uma figura paradigmática do documentário na Suíça. Fez mais de 40 documentários políticos, sociais e culturais para a televisão em seu país, ganhando inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Estudou ciência política na Universidade de Harvard e Cinema no Instituto de Cinema de Los Angeles. Foi professora do documentário da televisão suíça, a Escola Nacional Suíça de Jornalismo (MAZ) e na ESCUELADOK em Berna, na Escola Internacional de Cinema e Televisão -EICTV- em Cuba e no Nepal, pela SDC (Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação.

Belkis Vega é roteirista e diretora de cinema, tv e vídeo. Dirigiu mais de 50 documentários e 3 filmes de ficção para televisão. Ganhou prêmios internacionais. Foi professora no ISA (Instituto Superior de Arte de Cuba), nos EUA, Brasil, México e Espanha. Além de dar aulas na EICTV, atualmente é professora titular do Mestrado de Roteiro organizado pela Fundación Taller de Guionistas com a Universidade de Barcelona e do Mestrado de Documentário da Escuela de Cine de Barcelona – ECIB. Sua experiência como correspondente de guerra reforçou seu extenso trabalho acadêmico sobre historia e realização de documentários em instituições cubanas e internacionais.

Trata-se de um curso teórico-prático em que os alunos terão a oportunidade de trabalhar em um projeto próprio e levar a termo com suas próprias câmeras, supervisionados por professores e consultores técnicos especializados. O módulo teórico abordará estratégias visuais e persuasivas, as formatos de documentários desde a sua origem, passando por formatos mixtos e tendências emergentes neste gênero.

Investimento: 2200 euros.

Pelas datas de realização, os participantes interessados terão a oportunidade de prolongar a sua estadia e aproveitar o bilhete para participar do Festival de Havana, um das mais importantes do continente, que acontecerá entre o 8 e o 17 de Dezembro. Os inscritos na oficina terão direito à credenciamento de estudante no festival, junto ao resto dos alunos da escola.

 

Quero baixar guias GRATIS

Quero baixar guias GRATIS

Você receberá nossa Newsletter com as últimas novidades sobre as oficinas e cursos da EICTV.

Obrigado por assinar o nosso newsletter.

Pin It on Pinterest