film festival

Faltando menos de um mês para o início, ainda é possível se inscrever na próxima oficina “Festivais e os Novos Modelos de Negócios na Indústria Audiovisual” que acontecerá de 14 a 25 de novembro próximos e que oferece a oportunidade de trabalhar um “kit” de ferramentas básicas de produção, gestão e negociação, hoje indispensáveis para organizadores mostras e eventos, assim como para os realizadores audiovisuais interessados em entender e se envolver-ativamente na promoção e distribuição de seus filmes.

Os participantes interessados poderão aproveitar o bilhete aéreo e ficar mais uns dias para participar do Festival de Havana, um das mais importantes do continente, que acontecerá entre o 8 e o 18 de Dezembro. Os inscritos na oficina terão direito à acreditação de estudante no festival, junto ao resto dos alunos da escola. (A escola garante hospedagem e três refeições diárias durante o periodo do curso exclusivamente. O custa da estadia para os que desejem ficar para o festival, e por conta de cada um)

Durante a oficina será analisado o papel atual de festivais no ecossistema da indústria audiovisual e da sua consolidação como uma plataforma de distribuição alternativa, a fim de compreender os marcos que definem as relações entre os produtores, agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais.

Depois de sete edições realizadas na Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de los Baños a Oficina Internacional “Curadoria, Gestão e Networking de Mostras e Festivais de Cinema“ chega a seu oitavo ano totalmente repaginada para acompanhar a evolução dos festivais dentro do ecosistema da indústria audiovisual assim como as tendências que apontam sua consolidação como plataforma alternativa de distribuição.

Está direcionada a gestores de festivais e mostras audiovisuais, empreendedores de eventos culturais, centros culturais, programadores de salas alternativas e vídeo clubes. Estudantes e profissionais de cinema e televisão, realizadores e produtores interessados ​​em aprender a navegar o circuito internacional de festivais de cinema. Professores, comunicadores e agentes das indústrias criativas que tenham projetos com alguma intersecção no audiovisual.

edmonton ff

Entre as temáticas a serem abordadas durante o curso estão: os festivais e o futuro das janelas de distribuição no cinema: intersecções, convergências e desafios (DIY theatrical, non theatrical e bookings, mercado educacional, e-distribuição, etc). Anatomia de um festival de cinema. Estratégias de programação e a “transmediatização” dos festivais. Audiências e formação de público na era do VOD. Preenchendo a linha de pontos: relações entre produtores, agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais. Circuito de festivais: roteiros possíveis. Como se constrói o “currículo” de um filme e do seu diretor através dos festivais. Quando esperar, quando ir para o plano B. Entendendo o essencial: contratos e compromissos de co-produção, cadeias de direitos do roteiro à exibição (Quem pode fazer o que, onde e quando com relação a um filme), music cue, deliveries, e seguro de erros e omissões, hold backs. Fees: quando aplicam, como são negociados, o que significam para os produtores e para os festivais. Os suportes de exibição e o futuro da projeção de cinema. Produção e gestão 2.0: além das redes sociais: tecnologias culturais, “think different”. estratégias de guerrilha cultural: Redes e crowdsourcing, crowdfunding, P.R 2.0, Cinando, Festival Scope, plataformas de inscrição on-line. Da aldeia global para a vila local: festivais como motor de mudança social. Dinamização do entorno comunitário através audiovisual.
 
A oficina estará ministrada por PATRICIA MARTIN
Patricia Martin 2016 Patricia Martin é formada em Ciências Políticas com pós-graduação no Japão, na Espanha e nos EUA. Tem ampla experiência profissional na implantação e gestão de projetos de formação em comunicação audiovisual e também na coordenação e programação de mostras e festivais internacionais de cinema e novas mídias. Entre outras funções foi Diretora de Relações internacionais da EICTV, consultora para as Media & Visual Arts Residencies do Banff Centre for the Arts de Canadá, diretora do Centro de Realização Audiovisual do Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza e consultar independente do Ministério de Cultura da Colômbia na área de capacitando e apoio a festivais. Foi Gerente de Desenvolvimento e Conteúdos Web do Festival Internacional de Cinema em Guadalajara e do Festival CineCeará. Foi responsável pela assessoria de imprensa internacional e curadora, junto com Alfredo Calvino, da Mostra Competitiva Internacional do Amazonas Film Festival, entre outros. É diretora-fundadora de Intermedi@rte e sócia em Habanero, uma empresa que opera como sales agent de cinema latino-americano no mercado internacional.

O curso tem vagas limitadas e o investimento é de 1200 euros (inclui matrícula, hospedagem e refeições na escola)

informações e inscrições: patriciamartin@cuba-cursos.org
cel+whatsapp: 22-999439657

turma oficina festivais 2010

Quero baixar guias GRATIS

Quero baixar guias GRATIS

Você receberá nossa Newsletter com as últimas novidades sobre as oficinas e cursos da EICTV.

Obrigado por assinar o nosso newsletter.

Pin It on Pinterest

Share This