Documental-Interactivo-EICT

A Web, os formatos digitais, a criação de transmedia e plataformas interativas oferecem várias maneiras de personalizar histórias, sensibilizar, chamar a atenção para questões e valores sociais e culturais e de interagir com um público diversificado e amplo por meio de ferramentas, estéticas e narrativas interativas.

O que faz a interatividade em termos da relação com o público? O que significa a não-linearidade no design de experiências personalizadas (design de UX)? Como tirar proveito da flexibilidade dos novos meios de comunicação para projetar uma nova luz sobre o nosso mundo? O workshop teórico e prático fornece um olhar intenso no documentário interativo, suas particularidades, características e metodologias.

Esta nova oficina, combina uma tutoria artística e teórica sobre desenvolvimento de iDocs e fornece uma compreensão de novas formas narrativas, metodologias e gêneros interativos, com a aplicação concreta da aprendizagem na realização de um documentário interativo sobre o 30º aniversário da EICTV (que será disponibilizado online o 15 de dezembro de 2016).

Sandra RodríguezA professora, Sandra Rodriguez, é uma cineasta, documentarista e doutora em sociologia das novas mídias e tecnologia nascida no Canadá. Como cineasta, ela tem sido diretora,produtora, roteirista e diretora de fotografia de curtas e documentários independentes, premiados internacionalmente. Em 2015, consolidando o seu interesse em plataformas digitais, ela trabalhou como um autora, roteirista e diretora do episódio 5 da série webdocumentary Do Not Track, uma exploração interativa e personalizada da nova economia Web. A série é produzida pela Upian (França), ARTE, BR (Alemanha) e o National Film Board of Canada, em colaboração com AJ + e Radio-Canada, recebeu inúmeros prêmios internacionais. Como socióloga, ela escreveu e publicou um livro, artigos e ensaios sobre mídias sociais, inovação cultural e culturas de rede. Ela foi professora de sociologia da Web e novos meios de comunicação na Faculdade de Ciências e Artes da Universidade de Montreal. Também tem ensinado documentário e narrativas transmedia no Centro Objectifs de Cingapura e no Montreal Estúdio XX) e atuou como mentor em oficinas criativas (MIT Hackathon Hacking Artes e VR @ MIT). É consultora de narrativa interactiva e inovação digital e Fellow no Laboratório Documentário do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, Cambridge), que se dedica a explorar as novas fronteiras do documentário de arte (narrativas de não-ficção)
Veja seu perfil completo

Esta é uma OFICINA CORRESPONDENTE À GRADE DO CURSO REGULAR. Serão em total 5 vagas disponíveis para candidatos que não estejam cursando o programa de graduação.

Saiba mais sobre como participar do documentário dos 30 anos da EICTV e sobre o programa da oficina.

Quero baixar guias GRATIS

Quero baixar guias GRATIS

Você receberá nossa Newsletter com as últimas novidades sobre as oficinas e cursos da EICTV.

Obrigado por assinar o nosso newsletter.

Pin It on Pinterest

Share This