Respostas as perguntas mais frequentes dos alunos

[emaillocker]
danieldinatodocfv2009jpg

preciso levar roupa de cama, toalhas, travesseiro etc

Não é preciso. As vezes recomendo levar uma ou duas toalhas grandes para maior comodidade (inclusive para ter uma adicional para a piscina) porque as que a escola providencia são pequenas para os padroes brasileiros, mais não é obrigatório.​

preciso levar roupa de cama, toalhas, travesseiro etc

Não é preciso. As vezes recomendo levar uma ou duas toalhas grandes para maior comodidade (inclusive para ter uma adicional para a piscina) porque as que a escola providencia são pequenas para os padroes brasileiros, mais não é obrigatório.​

Na entrada em Cuba com o visto de turista eu poderei dizer que vou ESTUDAR. Isso não me causará problemas?

Não. Estudantes de diversos países participantes das oficinas de curta duração vem fazendo isso há anos. Em qualquer caso você pode dizer que vai fazer um oficina na EICTV e que nos fins de semana e depois de finalizado o curso você vai fazer turismo. (o que de fato é verdade na maioria dos casos)

Existe uma sala de musculação na escola?

A escola tem sala de musculação, campo de futebol, uma quadra, uma piscina olímpica e um espaço super legal para correr ou fazer caminhadas.

Tenho que levar papel higiénico, sabão em pó para lavar roupa e lençóis?

Se você já esteve num youth hostel o numa residência estudantil, isso vai te dar mais ou menos uma noção do tipo de alojamento que você vai encontrar na escola. Os apartamentos estão equipados com o mínimo (lençois, uma toalha por pessoa e no banheiro você encontrará papel higiénico quando chegar. Eu recomendo, porém, levar além dos produtos de higiene pessoal (sabonete, desodorante, shampoo, creme dental, etc) 2 toalhas de banho grandes. Se tiver alguma roupa que você prefere lavar pessoalmente, tipo lingerie, etc. pode ser bom levar algum sabão para roupas delicadas tipo Woolite ou sabão de coco. Lá é bem mais caro. No quesito “papel higiénico em Cuba”, você tem um bom tema para um filme…. A recomendação geral é que sempre e bom ter um rolinho na bolsa ou mochila. Obviamente, você encontra papel higiénico lá à venda nas lojas em CUC, inclusive na escola. Caso você seja um dos que querem poupar os seus euros para coisas mais interessantes e não vai se sentir constrangido na alfândega, pode ser uma boa ideia carregar um par de pacotes na mala, já que não pesam e lá são bem mais caros. Nos apartamentos, depois do primeiro rolinho, os seguintes são por conta dos estudantes.

Tem como meu pai me mandar dinheiro a Cuba?

O método de envio por bancos é complicado e só recomendo em caso de emergência. Não são todos os bancos que podem fazer, apenas aqueles que operam por agencias europeias (acho que no Brasil só o Santander, HSBC e BBVA tem esta opção), e aí sim o valor da taxa é absurdo. Você pode sempre tirar dinheiro em caso de necessidade do cartão de crédito internacional. Lembre-se porem, que as taxas para este tipo de operação são altas em todas partes do mundo. Em Cuba é possível também usar cartões de credito, porem sua aceitação está restrita a alguns estabelecimentos comerciais e hotéis. Os cartões aceitos são VISA e MASTER CARD, mais não podem ser MAESTROS o CIRUS.

Eu tenho que levar o dinheiro para pagar a escola em cash ou pode ser em travelers?

Os travelers cheques tem que ser em euro e o banco lá cobra comissão. Não é muito recomendável já que o sistema de câmbio em Cuba tem varias restrições (por exemplo é obrigatório apresentar o comprovante de compra dos travelers) Eu sempre recomendo levar a maior parte do dinheiro que tenha previsto gastar em cash.

Na escola, na rua, a gente poderá usar euros ou outra moeda estrangeira ou só CUCs?

Na escola, só a matricula pode ser paga em euros. O resto é tudo em CUC. Os euros são aceitos em lugares turísticos como Varadero, Cayo Largo, etc. Cuba introduziu o peso conversível (CUC) para evitar o uso de dólares americanos no território cubano. Quem tiver dólares americanos poderá trocar por pesos conversíveis; porem, haverá uma taxa de aproximadamente 20% . A sugestão para os turistas, portanto, é a de levar euros no lugar de dólares americanos para todo o referente a gastos pessoais (podem ser de fato também libras esterlinas, francos suíços o dólares canadenses)

Eu vou dividir o quarto com alguém? Seria possível ter um quarto individual? Tem banheiro no quarto?

As acomodações são com quarto compartido entre 2 alunos. Há um banheiro por apartamento (que também tem cozinha e sala) e 2 quartos por apartamento, usualmente.

Como é a divisão das pessoas nos alojamentos? O apartamento já tem os utensílios de cozinha mais básicos (panelas, talheres...)?

Os apartamentos geralmente são compartilhados com outra pessoa do mesmo sexo. Tem cozinha e banheiro com roupa de cama e toalhas (pequenas) e um mínimo de utensílios, já que as comidas são feitas no refeitório da escola. Nos casos em que casais ou pessoas amigas estão fazendo o mesmo curso, podem solicitar ficar juntos/juntas no quarto. A solicitação deve ser feita uns dias antes do inicio da oficina.

Dentro da escola é preciso tomar muito cuidado com bagagem e coisas assim, de modo que se levar uma mochila sem cadeado corro riscos?

Cuba em geral é um pais muito seguro, se comparado com outros da América Latina, inclusive o Brasil. A escola, além de mais, é um lugar particularmente seguro. Há porem pautas básicas de segurança que as pessoas devem seguir. Não ache que porque está em Cuba pode deixar coisas de valor desatendidas.

Para levar câmera fotográfica e/ou de vídeo preciso declarar na alfândega ao chegar? Se quiser alugar um carro, minha habilitação brasileira mais o passaporte são suficientes?

Se a câmera for para uso pessoal você tem que mencionar na declaração de alfândega mais não precisa pagar nenhum imposto para ingressar com ela como turista. (não esqueça que você tem também que declarar esses itens ao sair do Brasil para não pagar impostos na volta) Já para dirigir fora do pais precisa de uma habilitação internacional. E possível ate que você possa alugar lá com a habilitação brasileira, porem depende do atendente. OBS: alugar carro em Cuba e caro!

Qual é a voltagem em Cuba?

A voltagem é 110w. A tomada é do tipo “quadrada”, como nos EUA. Se for o caso, leve um adaptador.

Sou vegetariana, tem cardapio especial na escola?

Sempre há uma opção para quem não come carne. Não espere uma grande qualidade e variedade de comidas na escola. Para quem tiver necessidades especiais como no caso dos vegetarianos ou diabéticos, é de bom senso levar alguns complementos e alimentos não perecíveis (na sua embalagem original preferívelmente) Lembre-se que em Cuba como em qualquer outro pais, as autoridades sanitárias impedem o ingresso de vegetais, legumes e produtos de origem animal frescos. Você pode, porem, levar coisas como castanhas, cereais, granolas, frutas passas, biscoitos integrais, chás, etc,.

Que outra coisa pode ser interessante levar para a escola?

Caderno de notas, lapicera, pen drives (recomendo levar mais de um), notebook ou tablet, todos os medicamentos de uso continuo, produtos de higiene pessoal (desodorante, sabonete, shampoo, creme dental, toalhas higiênicas, tampax, repelente. Se quiser ser solidário pode também levar alguns biscoitos ou chocolates para compartilhar com os alunos brasileiros do curso regular que sentem saudades do Brasil. 🙂

É preciso levar computador para fazer a oficina ou é só para acesso à internet? Caso não precise do computador para a oficina há algum problema em levar um iPad para acessar a internet ou não há problemas em levar produtos da Apple para Cuba?

Para a maioria das oficinas não é obrigatório. Porém para os exercícios de roteiro pode ser interessante. Em qualquer caso, você pode utilizar as da escola, mediante reserva. Pode levar seu iPad, alias você vai encontrar muitos usuários de Mac entre os alunos da escola.

 


 

smilieazulNEWPelas dúvidas….

  1. Lembre-se que nos preparamos varios guias sobre assuntos diversos (Cuba, a EICTV, etc) que recomendamos baixar e ler com atenção. Eles vão a lhe ajudar a organizar tudo e aproveitar melhor sua passagem pela escola (os guias também são conteúdo restrito aos alunos matriculados. Para acessar a senha é: vivacuba)
  2. Em Cuba 2.0 você encontra informações de interesse caso esteja procurando hotel ou hospedagem em casas de familia ou simplesmente pesquisar mais sobre Cuba.
  3. Conheça nossa secção “Diário de Bordo” e descubra a experiência da escola sob o olhar de estudantes e professores que passaram por lá.
  4. Alguns depoimentos de quem já foi.
  5. Se depois de ler as respostas acima, você ainda tiver dúvidas e quiser fazer uma pergunta, pode usar o formulário de comentários que está no final da página. A resposta aparecerá publicada aqui junto com as outras para ajudar a tirar as dúvidas de todos.

[/emaillocker]

Quero baixar guias GRATIS

Quero baixar guias GRATIS

Você receberá nossa Newsletter com as últimas novidades sobre as oficinas e cursos da EICTV.

Obrigado por assinar o nosso newsletter.

Pin It on Pinterest

Achou interessante?

Compartilhe com os amigos. A gente agradece! :)