Imersão em produção executiva, festivais e novos modelos de negocios no audiovisual

Marché du Film

Nos últimos tempos, temos constatado um crescimento exponencial de industrias criativas que desenvolvem projetos que tem, em menor ou maior grau, alguma interseção com o audiovisual. Tendo em mente a quantidade de realizadores e productores interesados en se envolver produção executiva e/ou navegar no mercado internacional e o circuito de festivais de cinema; assim como as necessidades de capacitação dos organizadores de mostras, festivais, programadores de centros culturais, salas alternativas e video clubs, a escola promove no fim do ano, duas oficinas que tem como foco uma imersão no mercado internacional. Elas podem ser realizadas independentemente ou então, de maneira consecutiva, para fazer um mergulho mais aprofundado nos pontos neurálgicos da Industria Audiovisual.

Co-Prod

Para aqueles realizadores e produtores interessados em mergulhar na produção e entender como funciona o mercado internacional de produtos audiovisuais a opção é a oficina “Da produção de campo à produção executiva no mercado internacional” que acontecerá entre os dias 3 de outubro e o 11 de novembro (6 semanas).

Quem coordena a oficina, um dos carros chefes do calendário anual de cursos avançados da EICTV, é Sandy Lieberson, veterano produtor de filmes como Star Wars, Chariots of Fire, Blade Runner, Alien, Thelma e Louise, entre outros. Sanford “Sandy” Lieberson foi recentemente honrado com um CBE honorário (Comandante do Império Britânico) pelo ministro da cultura britânico Ed Vaizey, em reconhecimento dos seus serviços para a indústria cinematográfica do Reino Unido.

Lieberson começou como um agente para Sergio Leone, Peter Sellers, Richard Harris e The Rolling Stones na década de 1960, antes de passar a produzir filmes.
Seu currículo também possui passagens como presidente de produção da 20th Century Fox no Reino Unido, presidente da MGM International e chefe do departamento de produção do National Film and Television School.

Ele foi nomeado presidente do conselho de administração da Film London em 2003 e por oito anos ajudou a moldar e dinamiza o órgão encarregado de representar e desenvolver a indústria do cinema na capital do Reino Unido.

Além do próprio Sandy, os diferentes módulos da oficina são ministrados por profissionais internacionais convidados.

Aqui você encontra mais informações sobre esta oficina, que tem um investimento de Euros 2800 (o valor inclui hospedagem e alimentação durante as 6 semanas do curso).

Film Festival Locarno_4

Já o curso “Os Festivais e novos modelos de negocio da indústria audiovisual” oferece a oportunidade de trabalhar um “kit” de ferramentas básicas de produção, gestão e negociação, hoje indispensáveis para organizadores de mostras e eventos assim como para os cineastas interessados em se envolver activamente na promoção e distribuição de seus filmes. Durante o curso serão analisados o papel atual de festivais no ecossistema da indústria audiovisual e sua consolidação como uma plataforma de distribuição alternativo para entender as chaves que definem as relações entre produtores, agentes de vendas, distribuidores e programadores de festivais.

Cada estudante poderá trazer uma proposta ou projeto para trabalhar durante a oficina.

Quem ministra a oficina (que acontece em diferentes formatos na EICTV desde o ano 2008) é Patricia Martin, profissional com ampla experiência na coordenação e programação de mostras e festivais internacionais de cinema e na área de distribuição de cinema ibero-americano. Patricia é formada em Ciências Políticas na Argentina, com pós-graduação no Japão, na Espanha e nos EUA. Trabalhou para instituições culturais no Brasil, Venezuela, México, Canadá, Cuba e Colômbia. Entre outras funções foi Diretora de Relações internacionais da EICTV, consultora para as Media & Visual Arts Residencies do Banff Centre for the Arts de Canadá, diretora do Centro de Realização Audiovisual do Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza e consultora independente do Ministério da Cultura da Colômbia para a área de formação e apoio a festivais. Entre outros eventos, trabalhou para o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), o CineCeará e o Amazonas Film Festival. É diretora-fundadora de Intermedi@rte (www.intermediarte.org) e socia de Habanero (www.habanerofilmsales.com) uma empresa que atua como agente de vendas de filmes latino-americanos para o mercado internacional.

O curso “Os Festivais e novos modelos de negocio da indústria audiovisual” acontecerá entre os dias 14 e 25 de novembro e tem um custo de 1200 euros. O valor inclui hospedagem e alimentação durante as 2 semanas do curso). Aqui você encontra mais informações sobre esta oficina.

Os alunos poderão aproveitar para ficar mais uns dias em Cuba e participar do Festival de Havana que acontecerá entre os dias 8 e 18 de dezembro. Como alunos da EICTV, terão direito a credencial de estudante.

Mais informações e inscrições: patriciamartin@cuba-cursos.org

Tire sua dúvida aqui:
Shares

Author: Patricia Martin

Share This Post On

Pin It on Pinterest

Shares

Achou interessante?

Compartilhe com os amigos. A gente agradece! :)