A Coordenação dos Exames de seleção para a EICTV no Brasil comunica que estão abertas até o dia 9 de março, as inscrições para o Processo Seletivo 2013 / 2016. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Goiânia / GO e Belém / PA.

Serão oferecidas oito especializações – Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias. Cada candidato deverá optar por apenas uma destas especializações.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2013 e término em julho de 2016.

A EICTV é uma das principais escolas de cinema do mundo, tendo graduado mais de 1000 profissionais, desde sua fundação, em 1986. O curso tem duração de três anos, começando em setembro de 2013.

No Brasil, as provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Goiânia / GO e Belém / PA.

Os candidatos devem ter entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1983 e 1991) e preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para eictvbrasil@gmail.com, indicando o local onde fará os exames.

Cada candidato fará uma prova de conhecimentos gerais e uma específica da especialização que pretende cursar. São oferecidas oito especializações – Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário, Edição e TV e Novas Mídias.

Não é necessário saber espanhol. As provas e entrevistas são em português, e a Comissão de Seleção é formada por brasileiros.

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual subsidia parte do valor da matrícula dos alunos brasileiros sendo o restante pago pelo aluno. Este subsídio costuma cobrir integralmente a matrícula do segundo e terceiro anos e parte do primeiro ano do curso.

A Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Banos (EICTV), convoca anualmente a jovens da AMÉRICA LATINA e CARIBE, ÁFRICA, ÁSIA, OCEÂNIA e EUROPA a participar do Curso Regular como residentes na Finca San Tranquilino durante um período de três anos.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2013 e término em julho de 2016.

A EICTV é uma Organização Não Governamental situada em Cuba. Trata-se do projeto académico mais importante da Fundação do Novo Cinema Latino-americano (FNCL) que foi fundada em dezembro de 1985 sob os auspícios do Comité de Cineastas de América Latina. É presidida, desde seus inícios, pelo escritor colombiano e prémio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez. Ano a ano recebe alunos que vêm de todas partes do mundo para estudar cinema.

Esta escola se distingue pela visão de seus fundadores: o poeta e cineasta argentino Fernando Birri, e o realizador e ensaísta cubano Julio García Espinosa.

 

Condições para fazer os exames de admissão no Brasil:
Os documentos e materiais serão entregues no dia dos exames escritos.

  1. Ter Idade entre 22 e 29 anos.(nascidos entre 1983 e 1991)
  2. Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).
  3. Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (deve ser pago em dinheiro, no dia da prova).
  4. Apresentar seu currículo impresso.
  5. Apresentar Carta de motivação, com não menos que 5 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.
  6. Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.
  7. Arquivo pessoal (portfólio), com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, e outros, em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo.

 

Os documentos e materiais abaixo deverão ser entregues apenas pelos classificados para a entrevista no dia 16/03:

Certificados de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira.
Certificado médico de aptidão física e mental.
Seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada na ficha de inscrição.

 

Processo de Seleção:

  • Cada candidato responderá à 2 provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu.
  • Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por entrevista oral no dia seguinte.(16 de março) A comissão julgadora, então, realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização.Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo, dia 17 de março.
  • Os candidatos que tenham vindo de outras cidades terão prioridade, na ordem das entrevistas.
  • Todo o processo é realizado em português.
  • O material e a documentação dos selecionados são enviados, em seguida, para Cuba, para a EICTV. O Conselho Docente da EICTV faz a seleção final.
  • Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

 

A Prova Específica acontece entre 8h e 11:30h e a Geral, entre 13:30h e 16:00h, no dia 15 de março.

 

Matrícula:

A matrícula para os três anos tem um custo de cinco mil euros por ano. Forma de pagamento: à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual subsidia parte do valor da matrícula dos alunos brasileiros sendo o restante pago pelo aluno. Este subsídio cobre integralmente a matrícula do segundo e terceiro anos e parte do primeiro ano do curso.

Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Inscrições:
O primeiro passo e preencher a ficha de inscrição que você encontra neste link.

A ficha de inscrição também está sendo disponibilizada nos seguintes endereços: EICTV Brasil Blogspot e www.eictvpara.blogspot.com nos sites da Associação Curta Minas / ABD-MG, da Fundação Joaquim Nabuco / PE, da SECULT / GO, do SINTRACINE / SC, da Cinemateca Catarinense e do Instituto de Artes do Pará (www.iap.pa.gov.br).

Após o preenchimento, a ficha de inscrição deve ser enviada por e-mail para eictvbrasil@gmail.com.

 

 

Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños
Diretor Geral: Rafael Rosal (Guatemala)
Diretor Docente: Jerónimo Labrada (Cuba)
Coordenadora Académica: Maria Julia Grillo (Cuba)

Coordenação Seleção EICTV – Brasil:
Guigo Pádua eictvbrasil@gmail.com / (31) 9635-1026

Coordenação Geral:
Guigo Pádua (eictvbrasil@gmail.com)
(31) 9635-1026

Belém:
Afonso Galindo (eictvpara@gmail.com)
9143-5111 / 8342-1531
Instituto de Artes do Pará (IAP)
(91) 4006-2904 / 4006-2911 (GATAV)

Florianópolis:
Caroline Marins (eictvsc@gmail.com)
(48) 9915-1366
SINTRACINE (48) 3371-5888
Cinemateca Catarinense (48) 3224-7239

Goiânia:
Itamar Borges (eictvgo@gmail.com)
(62) 9236-1776
ACINE – GO

Recife:
Cynthia Falcão (canne@fundaj.gov.br)
Fundação Joaquim Nabuco / Canne
(81) 3073-6718

Belo Horizonte:
Guigo Pádua (eictvbrasil@gmail.com)
(31) 9635-1026
Associação Curta Minas / ABD-MG

Apoio Institucional:
Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura

 

 

 

flecha1Clique aqui para receber o nosso boletim eletrônico e fique por dentro das novidades do curso regular.

Quero baixar guias GRATIS

Quero baixar guias GRATIS

Você receberá nossa Newsletter com as últimas novidades sobre as oficinas e cursos da EICTV.

Obrigado por assinar o nosso newsletter.

Pin It on Pinterest

Share This